CHEGOU O DIA! É HOJE! "USKARAVELHO GRAVA DVD ACÚSTICO NA CASA DA RIBEIRA NESTA QUINTA (17/05) NA CASA DA RIBEIRA (por Denise Vilar)

A banda Uskaravelho levará ao palco da Casa da Ribeira, na próxima quinta-feira dia 17, seu primeiro grande projeto do ano: a gravação, em formato acústico, do primeiro DVD da banda. O repertório que será apresentado em duas seções (20h e 22h) é formado por releituras de grandes sucessos do rock nacional oitentista e canções do primeiro (e até então único) CD da banda – Novas Idéias (2004), além de duas músicas autorais inéditas.
As apresentações servirão como prévia para a gravação do DVD “UsKaravelho ao vivo”, no mês de agosto deste ano, numa na festa alusiva aos 06 anos da banda. A gravação do DVD “UsKaravelho acústico” acontece ante vários pedidos do público da banda, principalmente depois de algumas apresentações neste formato, sempre bem sucedidas. A banda esteve presente em todos os grandes eventos de Natal em 2006, graças ao público eclético que conquistou ao longo dos seis anos de estrada. Se antes em Natal as bandas de pop rock tocavam apenas em eventos segmentados, hoje elas têm presença, com garantia de sucesso, em eventos até mesmo de Axé Music, como o Carnatal, onde o UsKaravelho se apresenta desde 2004.
Durante esse tempo estrada, o UsKaravelho já se apresentou em vários festivais como o Jerimum Rock (edições 2002 e 2003), MADA (edição 2004), Ceará Músic (edições 2004 e 2005), Festival DoSol (edição 2005) e Coca-Cola Mix (edição 2006) para um dos maiores públicos que a banda já tocou. Para o vocalista Clênio Maciel, o que a banda alcançou até agora é atribuído, principalmente, à forma como os componentes encaram o trabalho da banda. "A fórmula d'UsKaravelho se resume à uma palavra: Diversão. A gente se diverte junto com o público. Se a gente faz um som curtindo, aquilo acaba passando para a platéia, e o feedback é natural ". Ele completa dizendo que esse sucesso também se deve a junção do trabalho autoral às releituras do rock nacional dos anos 80, o que rende sustentabilidade e uma variação de público. "Nosso público é flexível e constante, pois o som agrada ‘pais e filhos’", disse. Outro ponto positivo apontado por ele é a questão da reformulação constante de repertório, e até mesmo dos integrantes da própria banda.

Dos colegas que passaram pela formação, Clênio diz que "os que entram trazem um novo gás, novas energias, e os que por algum motivo se desligaram da banda, saem sempre deixando coisas boas". O próprio Clênio é o único que permanece da formação original (2001), que atualmente é composta, além daquele, por Eduardo Passaia (guitarra), Jeff Soares (baixo) e Raphael Bender (bateria). Para a gravação do DVD “UsKaravelho acústico”, alguns amigos foram convidados para fazer a apresentação ainda mais intimista. Vinícius D'Ávilla, que já passou pela banda nos primeiros anos, e hoje é componente do Astronautas (PE), será responsável pelo violão de apoio. Já Camila Masiso da (banda Tricor) fará uma participação especial durante o show"